Plantas de pimentão cultivadas em ambiente enriquecido com CO<sub>2</sub>. I. Crescimento vegetativo
Resumo
O experimento foi conduzido na ESALQ/USP, em Piracicaba, Estado de São Paulo, com o objetivo de estudar o efeito do aumento da concentração de CO2 e do volume de água aplicados em plantas de pimentão, Capsicum annum L. (Solanaceae), cultivadas em vasos, em ambiente protegido. O CO2 foi aplicado diariamente, através de microtubos instalados a 3m de altura, sobre a linha de plantas. Utilizou-se o sistema de irrigação por gotejamento com um gotejador por planta e freqüência de dois dias. Adotaram-se quatro concentrações de CO2 (367, 600, 800 e 1000µmol.mol-1) e quatro volumes de água, definidos pelo volume de água evapotranspirado (30,89L, 40,7L, 61,86L e 82,83L), com quatro repetições. Foram avaliadas as características altura das plantas, diâmetro do caule e área foliar. Verificou-se que o aumento do volume de água promoveu acréscimo na altura, diâmetro e área foliar. Nos ambientes enriquecidos com CO2 a área foliar foi menor e o crescimento vegetativo na fase inicial foi mais uniformeDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.