Substratos para aclimatização de plântulas de <em>Dendrobium nobile</em> Lindl. (Orchidaceae) propagadas <em>in vitro</em>
Resumo
O trabalho teve como objetivo avaliar substratos para o desenvolvimento vegetativo de plântulas de orquídea da espécie Dendrobium nobile Lindl. (Orchidaceae) durante a fase de aclimatização. As mudas foram transplantadas imediatamente após serem retiradas de frascos onde foram semeadas in vitro. Utilizaram-se cinco substratos, os quais compuseram os tratamentos: T1: xaxim desfibrado; T2: vermiculita + casca de arroz carbonizada (1:1); T3: vermiculita; T4: vermiculita + plantmax (2:1); e T5: plantmax + carvão vegetal + isopor moído (1:1:1). Foram avaliados a taxa de sobrevivência (TS), comprimento de parte aérea (PA) e de raiz (CR), diâmetro de pseudobulbo (DB), peso fresco total (PF), número de brotos (NB) e de raízes (NR). A taxa de sobrevivência não foi influenciada pelos tratamentos.O teste de médias demonstrou que houve um maior desenvolvimento vegetativo das plantas no tratamento T1, entretanto os tratamentos T4 e T5 também mostraram bons resultados no que diz respeito às variáveis PA, PF e NR e podem ser utilizados como alternativos ao xaximDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.