<b>Modelo aplicado ao planejamento da cafeicultura irrigada. I. Simulação do balanço hídrico e do custo com água</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i1.2455
Resumo
Após uma análise preliminar de simulação do balanço hídrico climatológico para cultura do cafeeiro, irrigada sob diferentes condições de manejo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os gastos e custos com energia e com água para proceder às irrigações da cultura do cafeeiro, em duas propriedades situadas no cerrado de Minas Gerais. Todas as análises foram realizadas com um modelo de análise de risco econômico aplicado ao planejamento de projetos de irrigação para cultura do cafeeiro. O modelo possibilitou simular e escolher adequadamente a melhor alternativa de energia a ser utilizada nas propriedades. As análises mostraram que a utilização da tarifa convencional, o sistema diesel, o baixo fator de potência (cos ϕ = 0,7) e a ausência de irrigações noturnas são onerosos e desfavoráveis. As despesas com a água para irrigação mostram-se, em algumas situações, equivalentes às despesas atuais com energia elétrica para proceder as irrigações.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.