Avaliação de espécies e procedências de <em>Eucalyptus</em> para o Noroeste do Estado do Paraná
Resumo
Os plantios florestais, com a propósito de atender a crescente demanda de madeira e aliviar a pressão sobre as florestas naturais remanescentes, é de suma importância. Com o objetivo de identificar espécies e procedências de Eucalyptus (Myrtaceae) mais adequadas para reflorestamento na região de Campo Mourão, Estado do Paraná, foram introduzidas doze espécies e procedências. Eucalyptus grandis, de Mogi Guaçu, apresentou o maior incremento volumétrico de madeira, enquanto que E. nitens, E. paniculata, E. camaldulensis de Brasilândia e E. pellita 10.966 apresentaram os mais baixos. E. “cambiju”, E. robusta, E. camaldulensis 12.186, E. citriodora da APS da Acesita e E. maculata 11.249 apresentaram desempenhos intermediáriosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.