Resistência de clones de batata-doce, <em>Ipomoea batatas</em> L., aos nematóides causadores de galhas
Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a reação de resistência de clones de batata-doce, Ipomoea batatas (Convovulaceae), a uma mistura populacional de Meloidogyne spp (Nematoda). O experimento foi conduzido sob estufa plástica em bandejas de poliestileno providas com substrato e ovos de M. javanica e M. incógnita raças 1, 2, 3 e 4, na proporção de 30.000 ovos/L de substrato. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com 14 tratamentos (clones), 4 repetições e 12 plantas por parcela. As avaliações do número de galhas por sistema radicular foram feitas aos 90 dias de idade. Sobressaíram-se os clones Rio Doce, Brazlândia Roxa e Paulistinha, que apresentaram maior nível de resistência à Meloidogyne sppDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







































