Efeito do comprimento e de incisões no córtex da maniva sobre o cultivo da mandioca (<em>Manihot esculenta</em> Crantz)
Resumo
Com o objetivo de estudar o efeito do comprimento e de incisões no córtex das manivas sobre produtividade e outras características agronômicas da mandioca, Manihot esculenta (Euphorbiaceae), foi realizado este ensaio, no Campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, Estado da Bahia. Foi avaliado o plantio de manivas com 0,05, 0,10, 0,15, 0,20, 0,25 e 0,30 m de comprimento, com e sem incisões no córtex. Houve efeito linear e positivo do comprimento da maniva sobre peso da parte aérea, número de brotações por planta e estande final. Observou-se efeito quadrático do comprimento da maniva sobre produtividade de raízes tuberosas, índice de colheita e produção de amido. O valor máximo estimado para índice de colheita foi de 0,64, alcançado com o plantio de manivas de 0,19 m. As produções máximas estimadas de produtividade de raízes tuberosas e produção de amido foram, respectivamente, de 31.898 kg.ha-1 e 8.592 kg.ha-1, sendo atingidas com manivas de 0,21 m de comprimento. As incisões feitas no córtex das manivas não influenciaram as características avaliadas no experimentoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.