Influência do ácido abscísico na micropropagação da cultura da mandioca (<em>Manihot esculenta</em> Crantz)
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar o efeito do ABA na micropropagação da mandioca, Manihot esculenta (Euphorbiaceae). Foram utilizados propágulos do cultivar Mantiqueira. O delineamento estatístico foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (0; 0,1; 1,0; e 10,0 mg/L de ABA) e 10 repetições. Os dados das características avaliadas (número de folhas e de raízes; o comprimento da parte aérea e das raízes, e o peso da matéria seca total) foram submetidos à análise de variância e análise de regressão, em função das concentrações de ABA. Foram escolhidos modelos, com base no coeficiente de determinação e na significância dos coeficientes de regressão por meio do teste t de Student, a 1% de probabilidade. Nos casos em que não foram obtidos bons ajustes para as regressões, os dados foram discutidos com base em análise descritiva. O ABA inibiu o crescimento dos propágulos de mandiocaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.