<b>Variação da carga orgânica do efluente de fecularia de mandioca</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i1.2596
Resumo
Realizou-se o presente trabalho no município de São Mateus, Estado do Espírito Santo, com o objetivo de analisar a variação da carga orgânica do efluente de uma fecularia de mandioca, em função da época de coleta de amostras para monitoramento de diferentes pontos desde a saída da indústria até o reservatório final. Coletou-se, semestralmente, uma amostra na estação da seca e a outra na estação das chuvas, em seis diferentes pontos, tendo-se como testemunha a água captada no rio São Mateus, utilizada na indústria. No ponto de coleta de efluente maturado, foram coletadas amostras em duas profundidades. Observa-se que os parâmetros oscilam entre os monitoramentos em função da temperatura, irradiação solar e da profundidade da coleta, principalmente relacionados com a carga orgânica (DBO, DQO e Oxigênio Dissolvido) que variam também entre os diferentes pontos dentro de um mesmo monitoramento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.