<b>Efeito da época de colheita e do tempo de armazenamento na qualidade pós-colheita de mangas cv. Palmer</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i2.269
Resumo
Objetivando avaliar algumas das principais características de qualidade de mangas cv. Palmer, colhidas em diferentes épocas e armazenadas em condição ambiente, realizou-se um experimento envolvendo plantas localizadas em um pomar comercial no município de Visconde do Rio Branco, Estado de Minas Gerais. Os frutos foram colhidos em seis datas (14, 21 e 28/Jan e 4, 11 e 18/Fev de 2003) e armazenados a 26,1 ± 1,8ºC durante 1, 4, 7, 10 e 13 dias após a colheita. As variáveis analisadas foram: perda de massa fresca, sólidos solúveis, textura e cor da casca e da polpa dos frutos. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, no esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Houve decréscimo na firmeza da polpa, incremento no teor de sólidos solúveis, alcançando 15 a 20 ºBrix ao final do período de armazenamento, aumento linear nos índices de cor de casca e tendência de coloração mais alaranjada da polpa com o avanço do processo de amadurecimento dos frutos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.