<b>Métodos de controle de lepidópteros na cultura do tomateiro (<em>Lycopersicon esculentum</em> Mill.)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i3.278
Resumo
Foram avaliados 5 métodos de controle das lagartas que atacam a cultura do tomateiro: método convencional de aplicação de produtos fitossanitários; manejo integrado de pragas (MIP) com produtos sintéticos; MIP com o emprego de extrato de Azadirachta indica (Nim) à 5%; ensacamento das pencas de tomate e testemunha. Os métodos que utilizaram produtos fitossanitários (convencional e MIP) foram eficientes no controle das lagartas do tomateiro e, em conseqüência, promoveram um aumento na produtividade da cultura em 156 e 165% respectivamente, em comparação à testemunha. O número de pulverizações foi reduzido em até 66,7%, quando se adotou o MIP comparado ao convencional. O tratamento MIP-Nim foi significativamente igual à testemunha, denotando não ser eficiente no controle das lagartas broqueadoras. O ensacamento das pencas de frutos de tomate consistiu em uma alternativa promissora na produção de frutos sem a presença de inseticidas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.