Avaliação de equipamentos agrícolas a tração animal nas operações de preparo do solo, semeadura e capina
Resumo
Desenvolveu-se, no Departamento de Engenharia Mecânica da UFPB, um protótipo de equipamento agrícola a tração animal. Promovendo adaptações, o equipamento pode capinar em substituição ao preparo do solo, semear e capinar. Avaliou-se o desempenho do protótipo, comparando-o com o cultivador convencional nas operações de preparo do solo e capina e com uma semeadora na semeadura de milho. Os experimentos foram realizados em delineamento de blocos casualizados, com quinze repetições e parcelas de 6 metros de largura e 15 metros de comprimento. Os dados experimentais foram submetidos a análises estatísticas, segundo o método convencional de comparação de variáveis, utilizando-se o teste “F”. Foram obtidas informações do custo dos equipamentos existentes no mercado e dos seus custos operacionais. Observou-se que o custo aquisitivo do protótipo apresentou um valor inferior ao dos demais equipamentos. O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste e na Universidade Estadual de Maringá - UEMDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.