Efeitos de diferentes doses de molibdênio via foliar em diferentes caracteres agronômicos do feijão (<em>Phaseolus vulgaris</em> L.)
Resumo
Foram estudadas as respostas das cultivares de feijão Iapar 57 e Iapar 72, na época da seca às doses crescentes de molibdênio (0, 30, 60, 90 e 120g Mo/ha), aplicadas via foliar. O delineamento estatístico foi de blocos casualizados, esquema fatorial 5 x 2, com quatro repetições. Foram avaliadas altura de inserção da primeira vagem, altura da planta no florescimento, número de vagens/planta, número de grãos/vagem, peso de cem sementes, rendimento de grãos e teores de nutrientes nas folhas (estádio R6) e nos grãos (R9). Não houve efeito significativo de doses nem da interação doses x cultivares para as variáveis estudadas. Houve diferenças significativas entre cultivares, no que diz respeito à altura da inserção da primeira vagem, ao número de grãos/vagem, ao peso de cem sementes e ao rendimento de grãos. Os teores de K e B também diferiram entre as cultivares.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







































