Heterose relativa em feijoeiro (<em>Phaseolus vulgaris L.</em>)
Resumo
Para estimar a heterose dos híbridos em relação as médias dos pais em feijoeiro, foram avaliadas as características: número médio de dias para a emergência; número de dias para o florescimento; altura média da inserção da primeira vagem; comprimento longitudinal médio das vagens; altura média final das plantas; número total de vagens por planta; número médio de sementes por planta; número médio de sementes por vagem; peso médio de sementes e produção de grãos. Seis cultivares de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) e seus 15 híbridos dialélicos possíveis foram avaliados no delineamento em blocos completos casualizados com 10 repetições, no Núcleo de Pesquisas Aplicadas à Agricultura (Nupagri), da Universidade Estadual de Maringá, em 1997. Quanto à potencialidade para um menor período de emergência e de florescimento das plantas, destacaram-se as combinações LPSPI 93-17 x FT-Nobre e LPSPI 93-19 x FT-Nobre. Para produção de grãos, nenhuma manifestação heterótica negativa ocorreu, mostrando que as recombinações obtidas poderão gerar segregantes superiores. Em relação à produção de grãos, as maiores magnitudes heteróticas foram exibidas pelas combinações LPSPI 93-19 x Rudá, LPSPI 93-17 x FT-Nobre, Rudá x Campeão-1, FT-Nobre x Aporé e LPSPI 93-17 x Aporé, com valores respectivos de 23,13%; 17,37%; 16,67%; 15,38%; e 14,91%. Isso indica que genótipos precoces e mais produtivos poderão ser obtidos em gerações segregantes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.