Efeitos do composto orgânico de lixo urbano na produção de alface
Resumo
A absorção de metais pesados, potássio e sódio, e a produção de cultivares de alface adubados com composto orgânico de lixo urbano foram avaliadas. Instalou-se um experimento em casa-de-vegetação, em vasos, com mudas transplantadas de ‘Brasil 48’, ‘Grand Rapids’, ‘Vitória Verde Clara’ e ‘Regina 71’, com substrato correspondendo às doses 0; 17,5; 35,0 e 52,5t.ha-1 de composto. A produção de matéria fresca de folhas foi influenciada por cultivares e por doses, sendo ‘Regina 71’ e ‘Vitória Verde Clara’ as que mais produziram. A maior produção de matéria fresca de folhas foi obtida com 17,5t.ha-1 de composto. Doses de composto aumentaram significativamente a concentração de Zn, Cu, Mn, K e Na na matéria seca e os cultivares afetaram a concentração de Pb, Zn, Cu, K e Na na matéria seca. Houve efeito da interação cultivar x dose para Cu, Mn, K e Na. A concentração de K e Cu, nas folhas de alface deste experimento, situou-se nos intervalos normais, enquanto que Mn e Zn foram baixas e Na e Pb foram altas. A concentração de Pb nas folhas foi superior ao limite permitido pela legislação brasileira para consumo de vegetais in natura.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.