Influência do fungicida óxido cuproso sobre populações de <em>Brevipalpus phoenicis</em> (Geijskes)
Resumo
Com o objetivo de averiguar a hipótese de que fungicidas cúpricos poderiam provocar aumentos populacionais do ácaro da leprose, Brevipalpus phoenicis (Geijskes), foram realizados ensaios de laboratório e de campo. No primeiro, mudas de laranjeira-pêra, tratadas com diferentes doses de óxido cuproso (0, 21, 42, 84 e 168g i.a./100 litros d’água), receberam, cada uma, 15 fêmeas de B. phoenicis, sendo em seguida, mantidas a 25ºC. Após 48 dias, foi feita a contagem do número de ovos, de larvas, de ninfas e de adultos do ácaro. O ensaio de campo foi conduzido em um pomar cítrico, variedade Natal. Os tratamentos utilizados foram os mesmos do ensaio de laboratório, sendo o fungicida aplicado com um pulverizador munido de pistola. Após 40 e 60 dias, amostraram-se 15 frutos por parcela. Os dois ensaios foram conduzidos em blocos casualizados, com 5 tratamentos e 5 repetições no ensaio de campo e 6 no de laboratório. Os resultados dos dois ensaios demonstraram não existir diferenças significativas entre os tratamentos, não se constatando qualquer correlação entre as doses do fungicida e a população do ácaro. Os resultados obtidos permitem concluir que o óxido cuproso, nas doses utilizadas, não provocou aumentos significativos nas populações de B. phoenicis, nos ensaios realizados em campo e em laboratório.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.