<strong>Agrupamento de acessos e cultivares de três espécies de <em>Brachiaria</em> por RAPD</strong> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i4.5298
Resumo
O propósito deste trabalho foi determinar a similaridade genética entre acessos de germoplasma e cultivares comerciais de três espécies de Brachiaria (inter e intraespecífica), por meio de marcadores RAPD. Sementes foram utilizadas como fonte de DNA. 10 “primers” decâmeros foram selecionados de 120 “primers” avaliados, produzindo 107 bandas polimórficas, as quais foram utilizadas para a análise de variância molecular (Amova), o coeficiente de similaridade de Jaccard e índices de fixação gênica. 24,40% da variabilidade genética total estão contidas entre as espécies e 75,60% dentro destas, com índice de fixação gênica (FST) 0,24. No dendrograma, houve a formação de dois ramos, um formado por P. maximum e B. arrecta e o outro subdividido em três: todas amostras de B. ruziziensis; todos os acessos de B. decumbens e três acessos de B. brizantha e o último com dois acessos de B. brizantha mais as B. brizantha comerciais e a B. decumbens cv ‘Basilisk’. Foi possível agrupar os acessos e as cultivares de Brachiaria por meio de RAPD. O índice de variabilidade genética entre espécies foi considerado baixo, sendo inferior a valores determinados em algumas espécies autógamas. B. brizantha apresenta maior variabilidade genética e menor FST indicando maior fluxo gênico intra-específico do que as outras.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.