<b>Fertilidade de substratos para mudas de mangabeira, contendo fibra de coco e adubados com fósforo</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i5.743
Resumo
Este experimento foi executado no Centro de Ciências Agrárias da UFPB, Areia, Estado da Paraíba, com objetivo de avaliar a fertilidade de substratos compostos por diferentes concentrações de fibra de coco (0 a 40%), esterco bovino (0 a 25%), terra vegetal (25 a 70%), 15% de areia e adubados com superfosfato triplo (0; 5,5 e 11 g L-1). Houve aumento das características químicas desejáveis do substrato com aumento da concentração de terra vegetal, fibra de coco e dose máxima do superfosfato triplo. A fibra de coco provocou aumento do teor de sódio nos substratos. Recomenda-se utilizar o substrato constituído de 0 % de esterco, 46% de terra vegetal, 39% de fibra de coco, 15% de areia e 11 g L-1 de superfosfato triplo para obtenção dos máximos valores estimados de matéria orgânica, potássio, magnésio, cálcio e fósforo, e mínimo para H++Al+3 e sódio.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.