<b>Resposta de cultivares de trigo (<em>Triticum aestivum</em> L.) a teores de alumínio no solo</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i5.746
Resumo
Nove cultivares de trigo, sob condições de fertilidade do solo - sem alumínio trocável e sem adubo (I), com alumínio trocável e sem adubo (II), sem alumínio trocável e adubação (III) com 250 kg ha-1 da fórmula 4-20-20 foram avaliadas na safra 2001/2002 em relação à estatura de plantas, peso do hectolitro e rendimento. Os resultados foram comparados pelo teste de Tukey a 5% de significância, concluindo-se que os tratamentos interferiram nos parâmetros avaliados. No tratamento I, apresentou desempenho melhor a cultivar BRS 49. No tratamento II, apresentou melhor desempenho a cultivar IAPAR 53 e no tratamento III, apresentou melhor desempenho a cultivar CD 105. A cultivar OR 1, porém, não apresentou desempenho satisfatório, apresentando menor rendimento em todos os tratamentos. O tratamento II apresentou maior rendimento que o I, justificado, possivelmente, pelo alto teor de matéria orgânica que, em determinadas situações, consegue complexar o alumínio. O rendimento médio foi mais elevado no tratamento III.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.