<b>Rendimento do feijoeiro influenciado por sistemas de manejo em um Latossolo Vermelho de cerrado</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i1.75
Resumo
Objetivou-se avaliar a influência de sistemas de manejo no rendimento de grãos de feijão em um Latossolo Vermelho de cerrado. A pesquisa iniciou-se em 1997 e a avaliação do rendimento de grãos foi realizada no inverno de 2002. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso no esquema em faixas com parcelas subsubdivididas. Os tratamentos foram constituídos nas faixas pela combinação de 5 plantas de cobertura (Mucuna aterrima, Pennisetum americanum, Crotalaria juncea, Cajanus cajan e pousio); no outro sentido, as faixas foram subdivididas e constituídas pelo sistema de semeadura direta e convencional (preparo do solo com grade aradora e grade niveladora), as quais, por sua vez, foram subsubdivididas com as culturas de verão milho, soja e algodão. Concluiu-se que as plantas de cobertura, após cinco anos, não influenciaram o rendimento de grãos; a massa de 100 grãos de feijão foi maior na semeadura convencional, porém, o rendimento não diferiu entre os preparos; na semeadura convencional, a sucessão com algodão, nos dois primeiros anos agrícolas, proporcionou grãos de feijão mais pesados e maior rendimento; na semeadura direta, a sucessão que incluía algodão ou soja nos dois primeiros anos agrícolas proporcionou maiores rendimentos ao feijoeiro. Palavras-chave: plantas de cobertura, semeadura direta, semeadura convencional, sucessão de culturas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.