<b>Efeito da classificação por tamanho da semente de soja na sua qualidade fisiológica durante o armazenamento</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i3.1398
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do tamanho de sementes de soja na sua qualidade fisiológica durante o armazenamento. Utilizaram-se sementes dos cultivares Splendor e UFV-19, safra 99/2000, produzidas pela empresa Coopadap (Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba), no município de São Gotardo, Estado de Minas Gerais. As sementes foram classificadas manualmente em um conjunto de peneiras de furos oblongos e, em seguida, embaladas em sacaria de algodão e armazenadas durante oito meses na Unidade de Beneficiamento de Sementes da Universidade Federal de Viçosa. A qualidade das sementes foi avaliada pelos testes de germinação, envelhecimento acelerado, tetrazólio, porcentagem e velocidade de emergência das plântulas no campo. Em geral, a qualidade fisiológica foi influenciada pelo tamanho das sementes no armazenamento. As sementes retidas nas peneiras 14 e 13 foram as que apresentaram maior potencial de armazenamento. As sementes retidas nas peneiras 16 e 11, dos dois cultivares, por sua vez, apresentaram menor germinação e vigor ao final do armazenamento. Para os dois cultivares e seus respectivos tamanhos de sementes, a porcentagem e a velocidade de emergência das plântulas no campo decresceram, acentuadamente, com o armazenamento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.