<b>Extratores para a quantificação do zinco e do cobre em solos cultivados com soja</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i3.1832
Resumo
Em função da crescente demanda nas análises de micronutrientes no Paraná, estudou-se a eficiência de extratores ácido (Mehlich 1), complexante (DTPA) combinados ácido-complexante (Mehlich 3), para a determinação do Zn e Cu de diferentes solos representativos do Paraná. O extrator Mehlich 1 foi usado na relação 1:5 e 1:10; o Mehlich 3 na relação 1:10 e o DTPA na relação 1:2. As metodologias analíticas incluíram a filtragem imediata, a filtragem após decantação de 16 horas e a pipetagem após a decantação de 16 horas. Os resultados foram avaliados através da correlação entre a concentração dos nutrientes no solo e na planta de soja. Na avaliação conjunta dos solos, foi observada maior eficiência na extração do Zn pelo Mehlich 3; porém, todos os extratores foram eficientes, quando os solos foram separados de acordo com a textura, sendo os maiores coeficientes de correlação encontrados nos solos mais argilosos. A extração do Cu foi mais eficiente, na análise conjunta dos solos, quando usado Mehlich 1 e Mehlich 3. Nos solos mais arenosos (teor de argila < 470 g kg-1) os extratores foram igualmente eficientes para o cobre, enquanto que nos solos mais argilosos (teor de argila > 470 g kg-1) as correlações não foram significativas. Para o Zn e o Cu as metodologias de extração equivaleram-se, independente da proporção solo/extrator, do tempo de espera para a filtragem e da prática da filtragem ou da pipetagem. Os maiores teores dos nutrientes foram encontrados quando usada a metodologia com decantação de 16 horas para Mehlich 1 e Mehlich 3Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.