<b>Characterization of ‘Sabará’ Jabuticabas at different maturation stages

  • Fernanda Salamoni Becker Universidade Federal de Lavras
  • Ana Carolina Vilas Boas Universidade Federal de Lavras
  • Adones Sales Universidade Federal de Lavras
  • Lucas Silveira Tavares Universidade Federal de Lavras
  • Heloisa Helena de Siqueira Universidade Federal de Lavras
  • Eduardo Valério de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Lavras
Keywords: Myrciaria jaboticaba, pectin, polygalacturonase, chlorophyll, anthocyanin.

Abstract

This work aimed to evaluate the physicochemical characteristics and enzymatic activity of “Sabará” jabuticaba fruits, which were cultivated in Lavras, Minas Gerais State, Brazil, at different maturation stages. The fruits were harvested and separated into five different stages: totally green fruit, fruit with incipient pigmentation, fruit with a light purple predominance, totally purple fruit and totally dark purple fruit. These fruits were physicochemically analyzed and evaluated for polygalacturonase enzymatic activity. Chlorophyll degradation and the synthesis of anthocyanin on fruit rinds were observed, as well as the degradation of the cell wall and its consequent softening. In the pulp, increased soluble solids, pH and sugars were observed, while acidity decreased as maturation progressed.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Salamoni Becker, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação em Engenharia de Alimentos (2005) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2010), ambos pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é doutoranda do curso de pós-graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras - UFLA.
Ana Carolina Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras
Graduada em Farmácia Generalista pelo Centro Universitário de Lavras e Mestranda em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras. Desenvolve projetos relacionados com caracterização química, física, bioquímica, microbiológica e sensorial de frutas e hortaliças in natura, processadas e minimamente processadas, além da secagem e desidratação osmótica de produtos.
Adones Sales, Universidade Federal de Lavras
Atualmente é mestrando do curso de Ciências dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras. Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial - Ênfase em Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (2010). Tem experiência na área de fisiologia pós-colheita de frutas e hortaliças e estudo de atividade enzimática antioxidante. É associado da Sociedade Brasileira de Fruticultura.
Lucas Silveira Tavares, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2009), mestrado em Ciência dos Alimentos pela UFLA (2011). Atualmente é doutorando em Ciência dos Alimentos pela UFLA. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos, atuando principalmente com os temas: café, bioencapsulação, hidrocolóides e microestrutura.
Heloisa Helena de Siqueira, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1998), Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2003) e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2008). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, composição química, conservação pós-colheita, processamento mínimo e pós-colheita.
Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1992), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (1995) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (1998). Realizou seu post-doctor na University of California, Davis, de 01 /02/ 2001 a 31/01/2002. Ingressou na Universidade Federal de Lavras, como professor Assistente em 1997, sendo promovido a professor adjunto em 1998 e a professor associado em 2007. Ocupou os cargos de Coordenador de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos e sub-chefe do Departamento de Ciência dos Alimentos, de 2004-2012. Lidera o Grupo de Pesquisa "Bioquímica e Fisiologia Pós-colheita de Frutas e Hortaliças". Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade pós-colheita, processamento mínimo e nutrição humana. Suas pesquisas enfatizam, principalmente, o desenvolvimento e otimização de técnicas de prolongamento da vida útil e manutenção da qualidade de frutas e hortaliças intactas e minimamente processadas.
Published
2015-10-01
How to Cite
Becker, F. S., Vilas Boas, A. C., Sales, A., Tavares, L. S., Siqueira, H. H. de, & Vilas Boas, E. V. de B. (2015). <b&gt;Characterization of ‘Sabará’ Jabuticabas at different maturation stages. Acta Scientiarum. Agronomy, 37(4), 457-462. https://doi.org/10.4025/actasciagron.v37i4.19499
Section
Crop Production

 

2.0
2019CiteScore
 
 
60th percentile
Powered by  Scopus

 

2.0
2019CiteScore
 
 
60th percentile
Powered by  Scopus