Estratégias de seleção em populações segregantes de soja com características agronômicas desejáveis.
Abstract
O sucesso dos programas de melhoramento genético depende dos procedimentos de seleção e dos métodos de melhoramento adotados para a condução das populações segregantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do método Bulk com seleção em F3, (BulkF3) em relação ao método Bulk, bem como comparar qual estratégia de seleção é mais eficiente em termos de ganho genético. Para a realização do trabalho foram utilizadas 20 populações segregantes, conduzidas pelos dois métodos. Foram selecionadas 60 melhores famílias de cada método, de acordo com a performance média agronômica. O delineamento utilizado foi de blocos aumentados. Foram avaliadas as seguintes características agronômicas: altura da inserção da primeira vagem e da planta na maturidade, número de ramos e de vagens por planta, peso de cem sementes e produção de grãos. Para efeito de comparação dos métodos, foram utilizadas as estimativas dos componentes genéticos, ganho genético e predição dos valores genéticos, calculados via modelos mistos (REML e BLUP). Os resultados demonstraram que as famílias obtidas pelo método BulkF3 foram as mais produtivas, com menor porte, maior número de ramos, vagens e peso de cem sementes. O método BulkF3 mostrou-se uma estratégia de condução eficiente para a seleção no melhoramento genético de soja.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.