<b>Avaliação de diferentes métodos de sobre-enxertia na substituição da cultivar de macieira (<em>Malus domestica</em> Borkh.) Gala por Princesa</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i4.781
Resumo
Foram comparados quatro métodos de enxertia: garfagem em inglês complicado (GIC); borbulhia lenhosa (BL); garfagem de topo (GT) e garfagem meia-fenda esvaziada (GMFE), com o objetivo de avaliar o melhor método para execução da sobre-enxertia na substituição da cultivar de macieira Gala por Princesa. O experimento foi conduzido em São José dos Pinhais – PR, em seis macieiras localizadas em pomar com três anos de idade. As características avaliadas foram: porcentagem de pegamento dos enxertos, porcentagem de enxertos brotados, porcentagem de enxertos dormentes e porcentagem de enxertos mortos. O experimento foi finalizado após 62 dias da instalação. Após esse período conclui-se que a GIC apresentou maiores porcentagens de pegamento e brotação. Esta não se diferenciou da GT em relação à variável pegamento. A BL não é recomendada para a sobre-enxertia em macieiras.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.