<b>Efeitos da cobertura vegetal e da adubação nitrogenada sobre os componentes de produção do milho em sistema de semeadura direta</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i4.1296
Resumo
A manutenção de cobertura vegetal na superfície do solo constitui-se no principal fator limitante à adoção do sistema de semeadura direta (SSD) na região norte do Estado de São Paulo. Com o intuito de gerar subsídios à efetiva implantação do SSD nessa região, conduziu-se um experimento em parcelas subdivididas, com tratamentos principais representados por crotalária, milheto e consórcio semeados no início da estação chuvosa e os tratamentos secundários dispostos em um fatorial (3 x 4), sendo 3 doses de N na semeadura e 4 doses de N em cobertura na cultura do milho em sucessão. Verificou-se efeito positivo da cobertura vegetal na produtividade do milho utilizando tanto a crotalária (9660 kg ha-1) quanto o milheto (9806 kg ha-1), interagindo significativamente com doses de N. As doses de N proporcionaram efeitos positivos na produtividade do milho após o milheto e em menor escala após milheto + crotalária e efeito negativo após crotaláriaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.