<b>Organogênese do caquizeiro a partir de ápices meristemáticos, segmentos radiculares e foliares</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i4.1301
Resumo
O trabalho propõe um protocolo para micropropagação de caquizeiro, cultivares Fuyu e caqui café. No cultivo inicial, com ápices meristemáticos, o primeiro ensaio avaliou o efeito da zeatina e 2-iP (0, 5, 10 e 20 µM) e o segundo avaliou o efeito dos aminoácidos adenina, glutamina, cisteína e arginina (45 mg L-1). Para indução da organogênese direta utilizaram-se segmentos radiculares, testando as auxinas AIA, ANA e AIB (0,01 e 0,1 µM), combinadas com zeatina (1 µM). Para indução da organogênese foliar, foram testados três concentrações de zeatina (5, 15 e 30 µM) combinadas com AIB (0,05 µM). A zeatina (5 µM) foi superior ao 2-iP no desenvolvimento das brotações oriundas dos ápices meristemáticos. No experimento com os aminoácidos, verificou-se apenas uma tendência de melhores resultados com a cisteína e arginina. Na organogênese radicular, o ANA apresentou-se superior no desenvolvimento dos brotos, porém nas diferentes concentrações testadas não houve diferenças significativas. Os segmentos foliares juvenis apresentaram capacidade de gerar brotações e responderam as aplicações de zeatina.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.