<b>Produção de almeirão em cultivo solteiro e consorciado com cenoura</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i1.1305
Resumo
O trabalho teve como objetivos avaliar a capacidade produtiva e a renda do almeirão cv. Folhas Amarelas em cinco épocas de corte e da cenoura cv. Brasília, sob cultivo solteiro, com 3 (33,3 cm) ou 4 (25,0 cm) linhas por canteiro (100 cm de largura) ou consorciada, com 3 linhas de almeirão e 4 linhas de cenoura (Al3C4) e viceversa (Al4C3). As colheitas do almeirão foram aos 63, 103, 143, 183 e 223 dias após a semeadura e a colheita da cenoura, aos 103 dias. As curvas de altura das plantas de almeirão foram quadráticas, com 23 cm no ponto de mínimo alcançado aos 170 dias após a semeadura. O número de folhas das plantas de almeirão foi maior no cultivo solteiro, sendo o máximo de 350 folhas m2 aos 164 dias, sob 4 fileiras, e o menor número no Al3C4 (195 folhas m2). As maiores produções de massa fresca do almeirão ocorreram sob cultivo solteiro, sob 4 fileiras, na segunda época de colheita, enquanto as menores foram no tratamento Al3C4. Na cenoura, o uso de 4 fileiras no canteiro influenciou significativamente as produções de total de raízes e de raízes comerciais grandes, tanto no cultivo solteiro como no consorciado. As Razões de Área Equivalentes foram maiores que 1,0 a partir da segunda colheita, feita aos 103 dias. Para o produtor de almeirão, o consórcio foi economicamente viável somente na segunda colheita, com o tratamento Al4C3. Para o produtor de cenoura, os dois consórcios foram viáveis, mas o Al4C3 foi o melhor.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.