<b>Resistência de cultivares de algodoeiro ao nematóide das galhas</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i4.1680
Resumo
Nematóides das galhas constituem importante grupo de patógenos da cultura do algodoeiro (Gossypium hirsutum L.). O objetivo deste trabalho, realizado em casa-de-vegetação no Núcleo Experimental de Ciências Agrárias da UFMS, foi avaliar a resistência de seis cultivares de algodoeiro (Coodetec 401, CNPA ITA 90, Delta Opal, IAC 23, Fiber Max 986, BRS Facual) a Meloidogyne incognita. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com sete tratamentos (seis cultivares de algodoeiro e tomateiro Santa Cruz ‘Kada’ - testemunha suscetível) e 20 repetições. Foram avaliadas as seguintes características: número de galhas, número de massas de ovos, número de ovos e fator de reprodução. Embora nenhuma das cultivares tenha apresentado resistência ao nematóide, a cultivar IAC 23 apresentou menor número de galhas e de massas de ovos que as outras cultivares testadas. Em relação ao número de ovos extraídos do sistema radicular as cultivares ITA 90 e IAC 23 apresentaram os menores valores.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.