<b>Conteúdo de carotenos e provitamina A em frutas comercializadas em Viçosa, Estado de Minas Gerais</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i4.1807
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar os teores de caroteno (α, β) e o valor de vitamina A em frutas comercializadas nos mercados formais e na feira livre de Viçosa, Estado de Minas Gerais. Foram analisadas dez frutas oriundas de três mercados e três pontos da feira livre. A extração dos carotenóides foi realizada com acetona, seguida de transferência para éter de petróleo. Os conteúdos de α e β-caroteno foram analisados por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). O -caroteno foi encontrado somente nas amostras de carambola e mamão formosa. O β-caroteno foi quantificado em todas as frutas estudadas. Com exceção da ameixa, não ocorreu diferença significativa entre os conteúdos de carotenóides das frutas provenientes do mercado formal e da feira livre. Concluiu-se que as frutas analisadas são boas fontes de provitamina A e, se consumidas freqüentemente, contribuem para atender uma porcentagem importante na adequação de vitamina A para adultos e criançasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.