<b>Adubação potássica em canola e seu efeito no rendimento e na qualidade fisiológica e sanitária das sementes</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i4.1822
Resumo
A canola vem despertando o interesse do meio industrial por produzir óleo comestível de excelente qualidade. Em virtude da carência de informações para esta cultura, diversos trabalhos experimentais têm sido conduzidos com a finalidade de estabelecer técnicas culturais mais adequadas. Assim, esse trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito da adubação potássica no rendimento e na qualidade fisiológica e sanitária das sementes de canola. O experimento foi instalado no delineamento em blocos completos casualizados, com quatro repetições e tratamentos arranjados no esquema de parcelas subdivididas, com cinco doses de potássio (0, 40, 80, 120 e 160kg há-1 de K2O), distribuídas nas parcelas, aplicadas na forma de KCl, e dois híbridos de canola (Hyola 60 e Hyola 401) constituindo as subparcelas. As características de produção avaliadas foram o rendimento e a massa de mil sementes. A qualidade fisiológica e sanitária das sementes foi avaliada por meio dos testes de germinação (1.ª contagem e contagem final), de envelhecimento acelerado e de frio modificado. A qualidade sanitária foi avaliada pelo método do papel-filtro ou ,em>blotter test. A adubação com potássio aumentou a germinação e o vigor das sementes de canola. O total de fungos foi inferior nas sementes produzidas com aplicação de potássio entre 50 e 60kg há-1 de K2O. A dose que permitiu maior rendimento de sementes foi 55,42kg há-1 de K2O para o híbrido Hyola 401 e 66,35kg há-1 de K2O para o híbrido Hyola 60Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.