<b>Comportamento do feijoeiro em cultivo consorciado com milho em sistema de plantio direto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i3.
Resumo
O consórcio de culturas é prática comum na maioria das pequenas propriedades no Brasil e parte do milho e do feijão produzidos são provenientes de cultivos em consórcio. O trabalho foi desenvolvido durante dois anos agrícolas, objetivando avaliar a eficiência do feijão em consórcio com milho, utilizando diferentes populações de plantas em relação ao monocultivo. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com quatro repetições. O consórcio interferiu em todas as características agronômicas do feijoeiro, das quais a mais afetada foi o número de vagens planta-1 e as menos afetadas o número de grãos vagem-1 e a massa de 100 grãos. A população de 125.000 plantas ha-1 de feijão produziu mais na menor população de milho (30.000 plantas ha-1), já a população de 250.000 plantas ha-1 de feijão resistiu mais ao consórcio e se desenvolveu bem nas duas populações de milho (30.000 e 50.000 plantas ha-1)Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.