<b>Semente de amendoeira (<em>Terminalia catappa</em> L.) (Combretaceae) como substrato para o cultivo de orquídeas epífitas</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v32i2.1829

  • Marcus Nascimento Santos Inst. de Pesq. Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Maria Lúcia França Teixeira Inst. de Pesq. Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Orquídeas, substrato, Oncidium flexuosum, Dendrobium nobile, Brassavola tuberculata

Resumo

O uso de semente de Terminalia catappa L. (Combretaceae) como substrato para o cultivo de orquídeas das espécies Oncidium flexuosum Sims, Dendrobium nobile Lindl. e Brassavola tuberculata Hook. foi comparado ao do xaxim (Dicksonia sellowiana Hook). Esta espécie é muito usada para o cultivo de orquídeas, mas está ameaçada de extinção e com a sua exploração proibida por lei. Ao final de 12 meses de cultivo, foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da parte aérea, diâmetro dos pseudobulbos, número de pseudobulbos e pH. Não houve interação significativa entre substratos e espécies para as variáveis avaliadas. As orquídeas desenvolvidas em substrato de T. catappa e em xaxim apresentaram alturas da parte aérea, diâmetro dos pseudobulbos e número de pseudobulbos equivalentes. O substrato de T. catappa apresentou baixa velocidade de decomposição, o que manteve a sua boa capacidade de aeração, desenvolvimento das raízes e valor de pH próximo ao encontrado para o xaxim. O uso de T. catappa apresentou-se viável como substituto ao xaxim para o cultivo das orquídeas avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Nascimento Santos, Inst. de Pesq. Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Biólogo, Funcionário do Inst. de Pesq. Jardim Botânico do RJ, Professor de Ciências e Biologia da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro. Mestrando em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicad pela Universidade federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.
Maria Lúcia França Teixeira, Inst. de Pesq. Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Graduação em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Agronomia (Biologia do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Agronomia (Biologia do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é tecnologista do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Florestal.
Publicado
2010-04-27
Como Citar
Santos, M. N., & Teixeira, M. L. F. (2010). <b>Semente de amendoeira (<em>Terminalia catappa</em> L.) (Combretaceae) como substrato para o cultivo de orquídeas epífitas</b&gt; - DOI: 10.4025/actasciagron.v32i2.1829. Acta Scientiarum. Agronomy, 32(2), 339-343. https://doi.org/10.4025/actasciagron.v32i2.1829
Seção
Produção Vegetal

 

2.0
2019CiteScore
 
 
60th percentile
Powered by  Scopus

 

2.0
2019CiteScore
 
 
60th percentile
Powered by  Scopus