<b>Potencial alelopático de cultivos de cobertura vegetal no desenvolvimento de plântulas de milho</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1847
Resumo
Este trabalho verificou o potencial alelopático de extratos aquosos de plantas de trigo, aveia preta, milheto, nabo forrageiro e colza sobre a germinação de sementes, comprimento da parte aérea, radícula e massa seca de plântulas de milho, utilizando concentrações de 0%, 25%, 50%, 75% e 100%. Foi utilizada a parte aérea das plantas, obtendo-se extratos em períodos de permanência de dez minutos e vinte e quatro horas em água destilada. O delineamento experimental foi inteiramente casualisado em esquema fatorial 5x5. Não se observou interação entre plantas e concentrações de extratos pelo teste de Tukey (p≤ 0,05) para a porcentagem de germinação das sementes. Interações significativas foram obtidas nos extratos de dez minutos para comprimento da radícula e massa seca das plântulas. Nos extratos de 24h houve interação significativa para comprimento da parte aérea e massa seca das plântulas. Concluiu-se que os extratos testados apresentaram efeito alelopático em plântulas de milho, esse efeito foi maior nos extratos de vinte e quatro horas devido, provavelmente, à presença, em maior quantidade, de substâncias inibidoras ou retardadoras do crescimento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.