<b>Produção e perda de massa pós-colheita de cenoura ‘Brasília’, considerando doses de fósforo e de cama de frango semi decomposta</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i2.1873
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do fósforo-P (2,97; 17,68; 29,47; 41,26 e 56,02kg há-1) e de cama de frango-CF (1,0; 6,0; 10,0; 14,0 e 19,0 t ha-1) sobre a produção e a vida útil das raízes de cenoura ‘Brasília’. Os tratamentos foram definidos pela matriz experimental Plan Puebla III, resultando em 9 tratamentos dispostos no delineamento de blocos casualizados, com 4 repetições. As colheitas das plantas foram realizadas aos 90 e aos 105 dias após a semeadura, quando avaliaram-se as produções de matéria fresca de folhas e de raízes comercializáveis (RC) e as perdas de massa das raízes no armazenamento. A combinação de doses intermediárias de P e de CF propiciaram as maiores produções de matéria fresca de RC, bem como menores perdas de massa no armazenamento, nas duas épocas de colheita. O valor tolerável das perdas de massa (14,64%), quando as raízes apresentavam murcha aparente, foi maior do que o apresentado na literatura (8,00%).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.