<b>Efeito da cobertura de resíduos de culturas na evaporação direta da água do solo</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i2.1882
Resumo
No presente trabalho analisou-se a influência dos resíduos das culturas do milho, feijoeiro e trigo nas demandas evaporativas e duas classes texturais de solos. Os tratamentos constaram de três taxas de resíduos de culturas, 0, 50 e 100% da matéria seca produzida pelas culturas em sistemas irrigados; e três demandas evaporativas de 3, 6 e 8mm d-1 e duas classes texturais de solos, areia franca e muito argiloso, contendo 84% de areia e 76% de argila respectivamente. O experimento foi conduzido em laboratório, com o solo acondicionado em colunas. A taxa de evaporação da água do solo descoberto apresentou comportamento distinto para as três demandas evaporativas utilizadas. Para a demanda evaporativa de aproximadamente 3mm d-1 em tratamentos com resíduos da cultura do milho e do trigo para as taxas de 50 e 100% de matéria seca permaneceram no primeiro estádio de evaporação, enquanto para o tratamento com 50% de matéria seca produzida pela cultura do feijoeiro isto não ocorreu. Para a taxa de resíduos de 100% da matéria seca, para a cultura do feijoeiro, a demanda evaporativa influenciou a taxa de evaporação da água do solo, e a relação entre a evaporação para o tratamento com 100% de matéria seca e as demandas evaporativas de 7,0, 5,0 e 2,5mm d-1 foi de 46, 41 e 47%, respectivamenteDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.