<b>Análise comparativa de um programa de recomposição da mata ciliar em dois municípios do Noroeste do Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i2.1886
Resumo
Este trabalho analisou a metodologia de execução de um programa governamental de recomposição de mata ciliar, nos municípios de Astorga e Itambé, Estado do Paraná, denominado Florestas Municipais, através de entrevistas sistematizadas a produtores rurais. A análise enfocou a recomposição da mata ciliar, buscando verificar os fatores que levaram o produtor rural a fazer o reflorestamento, as principais dificuldades encontradas e a visão do mesmo sobre a preservação ambiental. Concluiu-se pela análise que: - o programa teve êxito quanto a árvores plantadas; - quanto à conscientização ambiental, houve maior êxito em Itambé; - a coerção legal agilizou as ações de minimização de degradação ambiental; - o processo de comunicação entre os executores do programa e os proprietários foi falho; - a construção da consciência de responsabilidade pelo meio ambiente necessita de um trabalho de educação ambiental e as políticas públicas implementadas na área ambiental devem levar em conta parâmetros técnicos, sociais e econômicos locaisDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.