<b>Impactos financeiros da adoção de manejo integrado de pragas na cultura do tomateiro</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i2.1889
Resumo
Este trabalho objetivou avaliar o impacto financeiro do uso de níveis de controle (NC) e faixas circundantes na cultura de tomate em cultivos de primavera-verão e de inverno-primavera. As espécies usadas nas faixas circundantes foram: Crotalaria juncea, guandu, milho e sorgo. O ataque de minadores de folhas foi semelhante nas duas épocas de cultivo. Os ataques de broqueadores aos ápices caulinares e aos frutos foram 443 e 45% maiores no cultivo de primavera-verão do que no de inverno-primavera, respectivamente. O uso de NC reduziu de 25 a 87% as aplicações de inseticidas e em 20% o custo de produção. A adoção de NC + faixas de cultivo reduziu em 37% o custo de produção e possibilitou a ocorrência de maiores populações de Hymenoptera predadores, principalmente no cultivo de inverno-primavera. O tratamento que apresentou as maiores produtividades e rentabilidade econômica, além de proporcionar a maior redução nas aplicações de inseticidas, foi o uso de faixa de cultivo com sorgo + NCDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.