<b>O êxito ambiental e econômico do manejo de solo e da água na Microbacia Rio do Campo</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i2.1915
Resumo
Neste artigo serão apresentados e discutidos os dados sobre o controle da erosão, que os programas de manejo integrado do solo e da água em microbacias hidrográficas permitiram que fossem alcançados na Microbacia Rio do Campo, a partir de 1980. Para atingir este objetivo, foi feita uma estimativa da redução na perda de solo após a realização dos trabalhos, que serviu como parâmetro para mostrar o êxito desses programas ambientais. Em seguida, calculou-se o custo aproximado da erosão e da redução das perdas trazidas pelo manejo agronomicamente correto dos solos. Os resultados foram extremamente significativos revelando a necessidade de se manter e de se ampliar o uso dessa inovação, que em muito contribui para o desenvolvimento regional sustentável.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.