<b>Variabilidade espacial da produtividade do feijão em um Latossolo Vermelho distroférrico sob preparo convencional e plantio direto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i1.1924
Resumo
Os efeitos dos sistemas de preparo do solo sobre o rendimento de grãos de feijão são muito controvertidos, ora favoráveis ao plantio direto, ora ao preparo convencional. O objetivo do trabalho foi estudar a variabilidade espacial da produtividade de grãos (PG) e de palha (PP) da cultura do feijão, estabelecida num Latossolo Vermelho distroférrico sob preparo convencional (PC) e plantio direto (PD), desenvolvido na Fazenda de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Feis/Unesp), localizada no município de Selvíria, Estado do Mato Grosso do Sul. As malhas de amostragem contiveram 120 pontos para o PC e 135 pontos para o PD. Os parâmetros da cultura estudados apresentaram estrutura de dependência espacial com grau de dependência moderado para o PD e forte para o PC. O maior alcance encontrado foi de 26,1 m para a PG sob PD. Os diferentes sistemas de preparo do solo pesquisados não influenciaram a PG da cultura do feijão.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.