<b>Utilização do modelo Ceres-Maize na avaliação de estratégias de irrigação na cultura do milho em duas regiões do Estado de Minas Gerais</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i2.2057
Resumo
Com o objetivo de estabelecer e de avaliar a base de dados necessária para a utilização do modelo Ceres-Maize na avaliação do consumo de água e a rentabilidade da cultura do milho, em três épocas de plantio, para duas regiões do estado de Minas Gerais, elaborou-se o presente trabalho. O modelo Ceres-Maize foi utilizado para avaliação de distintas estratégias de condução da cultura do milho cultivar BR 201 para as localidades de Sete Lagoas e Janaúba. Os tratamentos consistiam na condução da cultura irrigada e não-irrigada para três épocas de plantio (15/05, 15/10 e 15/12) e dois níveis de freqüência de aplicação de água alta e média. Os resultados da simulação mostraram que apesar da irrigação permitir maiores produtividades, ela influencia consideravelmente os custos de produção, não tendo apresentado retorno econômico satisfatório para ambas as localidades estudadas. O sistema de irrigação por aspersão convencional, com irrigações de média freqüência, apresentou maior relação custo/benefício quando comparada às irrigações freqüentes, utilizando o pivô central. A produção de milho verde, apesar do maior custo de produção, apresentou maior rentabilidade quando comparado à produção para grãos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.