<b>Avaliação de gramíneas forrageiras para o controle de <em>Meloidogyne incognita</em> e <em>M. javanica</em> (Nematoda)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i2.2163
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de 15 espécies de gramíneas sobre a população de Meloidogyne incognita e M. javanica (Nematoda), em casa de vegetação. Mudas das gramíneas foram transplantadas para vasos e inoculadas com 2.500 ovos de M. incognita ou M. javanica. Soja cv. FT-Cristalina e milho cv. BR-106 foram usados como testemunhas. As plantas foram cultivadas durante 60 dias, após a parte aérea foi cortada e o solo revolvido. Cada vaso recebeu uma muda de tomateiro como planta indicadora. Após 40 dias de cultivo, o sistema radicular foi avaliado quanto ao número de galhas (1.o ensaio) ou massas de ovos (2.o ensaio). As cultivares de Panicum maximum e as espécies Brachiaria brizantha, B. brizantha cv. MG-4 e B. decumbens foram as mais eficientes na redução de M. incognita e de M. javanica, com médias de galhas inferiores a 57 e 10, respectivamente, enquanto a soja apresentou médias de 520 e 2393.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.