<b>Avaliação da qualidade de <em>Trichogramma pretiosum</em> (Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de <em>Sitotroga cerealella</em> (Lepidoptera: Gelechiidae)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i2.2328
Resumo
O estabelecimento e a manutenção de criações de parasitóides de ovos em laboratório podem estar relacionados com o tipo de hospedeiro alternativo e o número de gerações sucessivas. O objetivo desse trabalho foi estudar alterações nas características biológicas de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) criado por 22 gerações em ovos de Sitotroga cerealella (Olivier) (Lepidoptera: Gelechiidae). Esta espécie de parasitóide foi coletada no Município de Ibitirama (ES) em plantios de tomate, a uma altitude de 380m. A taxa de parasitismo de T. pretiosum variou de 36,25 ± 3,32% à 67,75 ± 2,57%, com menores valores nas gerações F0, F3, F5 e F21. A maior taxa de parasitismo ocorreu na geração F7. A viabilidade de T. pretiosum variou de 89,31 ± 8,75% à 100,00 ± 0,00% apresentando o menor valor na geração F12. A longevidade dos adultos e o ciclo biológico de T. pretiosum apresentaram tendência decrescente com o aumento de gerações em laboratório. A razão sexual de T. pretiosum não apresentou diferença significativa e variou de 0,3 ± 0,11 à 0,8 ± 0,09 no decorrer das gerações.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.