Atividade forrageadora de <em>Acromyrmex laticeps nigrosetosus</em> Forel (Hymenoptera: Formicidae) em povoamento de eucalipto
Resumo
Observou-se, de novembro de 1994 a fevereiro de 1995, a atividade forrageadora de duas colônias de Acromyrmex laticeps nigrosetosus Forel em área reflorestada com eucalipto, Eucalyptus camaldulensis (Myrtaceae), em Paraopeba, Minas Gerais, Brasil. Essas colônias foram monitoradas por dois ciclos consecutivos de 24 horas por mês, tendo sido observado que a atividade dessas colônias foi predominantemente noturna, com correlação negativa, entre o fluxo de operárias nas trilhas e a temperatura do ar, e positiva, com a umidade relativa do ar. A área média explorada, durante o forrageamento, foi de 9,24 m². Foram observadas trilhas mais longas quando não havia trilhas secundárias. O comprimento médio de forrageamento foi de 4,08 m, variando de 2,10 a 8,83 mDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.