Eficiência dos descritores de cafeeiros (<em>Coffea arábica</em> L.) na discriminação de linhagens de “Catimor”
Resumo
Vinte e seis descritores foram utilizados na diferenciação de linhagens de “Catimor”, Coffea arábica L. (Rubiaceae). Estes descritores foram avaliados de acordo com as estimativas de herdabilidade, de dissimilaridade entre as linhagens irmãs, de dissimilaridade entre as famílias de linhagens irmãs e a análise de agrupamento, considerando-se a genealogia como padrão de agrupamento. Várias características incluídas nos descritores de cafeeiros apresentaram altas herdabilidades, o que as indicam para serem usadas rotineiramente nos programas de melhoramento. Mesmo considerando apenas os descritores com herdabilidades acima de 80%, não foi possível distinguir todas as linhagens de café coerentemente com os dados de genealogia. O descritor cor do broto teve grande efeito na estimação das distâncias genéticas e no agrupamento das linhagens, mostrando a importância da utilização de descritores alternativos, de herança simples, como os marcadores de DNA, na distinção entre linhagens de café geneticamente próximasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.