Perdas de amônia em solo e de resíduos orgânicos autoclavados e tratados com uréia
Resumo
O experimento objetivou avaliar o efeito da adição ao solo de resíduos orgânicos nas perdas de amônia por volatilização decorrentes da aplicação de uréia à superfície da terra e o efeito da autoclavagem a 120ºC, a 1 atm., durante duas horas, e dos resíduos orgânicos. Foram utilizadas amostras do horizonte Ap de uma Terra Roxa estruturada eutrófica (Rhodic Kanhapludalf, classe textural argila) do município de Piracicaba, Estado de São Paulo. A autoclavagem retardou o pico de perdas e aumentou as perdas de amônia em até 56%. A autoclavagem não eliminou o efeito estimulante dos resíduos orgânicos sobre a volatilização de amônia (NH3); para a turfa, a autoclavagem apenas reduziu parcialmente esse efeito, enquanto que para o esterco de curral e para o composto de lixo, a autoclavagem estimulou ainda mais as perdas de amônia. A autoclavagem elevou o pH da terra e do esterco de curral, ocasionando alterações pequenas no pH dos demais resíduosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.