Viabilidade econômica da irrigação suplementar da cana-de-açúcar, <em>Saccharum</em> spp., para a região Norte do Estado de São Paulo
Resumo
Para usar a capacidade instalada das usinas de açúcar e álcool da região Norte do Estado de São Paulo, seus administradores recorrem ao arrendamento de terras distantes e, muitas vezes, de baixa fertilidade. O uso de técnicas que aumentam a produtividade da terra pode reduzir a necessidade desses arrendamentos, sendo a irrigação suplementar uma alternativa possível. Esse estudo, entretanto, avalia a economicidade da irrigação suplementar na cultura da cana-de-açúcar, Saccharum spp. (Poaceae), na região. A árvore de decisão, um instrumento da análise de decisão, foi utilizada na avaliação dos valores esperados, associados a diferentes alternativas disponíveis para a escolha do tomador de decisão. Os resultados mostram que a irrigação suplementar aumenta os valores esperados por hectare de área cultivada. Os retornos líquidos esperados foram maiores quando se consideraram os benefícios indiretos (redução dos custos com arrendamento, plantio, tratos culturais e transporte de cana)Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.