Influência de genótipos de milho, adubação e inseticida sobre a população e danos de <em>Spodoptera frugiperda</em> (J.E. Smith, 1797) em duas épocas de semeadura
Resumo
Os experimentos foram conduzidos na FCAV/UNESP - Campus de Jaboticabal, Estado de São Paulo, nos anos agrícolas de 1997/98 e 98/99, tendo-se por objetivo estudar a influência ou não do adubo químico e inseticida sobre a população de Spodoptera frugiperda (Noctuidae) em quatro genótipos de milho, Zea mays (Poaceae), nas épocas de semeadura “das águas” e “de safrinha”. Os genótipos utilizados foram C-805, C-505, C-125, C-606, C-929 e C-747, em delineamento de blocos ao acaso no esquema fatorial (2x2x4) e 4 repetições. Foi avaliado o ataque de S. frugiperda em 10 plantas por parcela, semanalmente, baseando em escala visual de notas, e realizadas observações quinzenais do número e tamanho de lagartas. O genótipo menos atacado pela S. frugiperda foi o C-505, enquanto os maiores se destacaram o C-805 e C-125; a população e os danos foram menores quando se associou C-606 e adubação; o uso de inseticida possibilitou um menor dano e número de lagartas em todos os genótipos; na época “de safrinha” a adubação interferiu pouco na incidência e nos danos da pragaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.