Influência da radiação solar sobre os valores de produtividade da cultura do milho, <em>Zea mays</em> L., simulados pelo modelo CERES-Maize
Resumo
Para a simulação dos valores da produtividade da cultura do milho, Zea mays (Poaceae), para análise do presente trabalho, utilizou-se o modelo CERES-Maize que está inserido no pacote DSSAT 3.0. Nas simulações realizadas para o município de Janaúba, Estado de Minas Gerais, foi utilizado o cultivar de milho BR-201-Embrapa. Os valores foram simulados para data de semeadura 15 de maio, e a cultura não foi submetida à estresse de água durante seu ciclo. Os valores foram simulados utilizando dados climáticos do período de 1977 a 1995. Foram analisados os valores de radiação solar nos anos em que ocorreram máxima e mínima produtividade, e também em dois anos em que as produtividades foram semelhantes. Os valores da radiação solar influenciaram na produtividade da cultura simulada pelo modelo CERES-Maize. Compararam-se os anos de maior e menor produtividades, o que permitiu verificar que ambas foram afetadas pela distribuição de radiação ao longo do ciclo da cultura. Entretanto, a diferença de radiação solar ocorrida no período de florescimento até a maturidade fisiológica foi determinante para que ocorressem as diferenças de produtividade. As produtividades nos anos de 1979 e 1994 foram semelhantes. A média da radiação solar global incidente, durante o ciclo da cultura, no ano de 1994 foi superior à do ano de 1979, mas a baixa temperatura neste ano fez com que o ciclo da cultura aumentasse em 10 diasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.