Efeito da instalação e da variabilidade entre sondas no uso da técnica de TDR em um Nitossolo Vermelho Distroférrico
Resumo
A umidade do solo é um conceito físico simples, mas a sua determinação apresenta algumas dificuldades. Dentre os métodos de determinação da umidade, destaca-se o TDR (Time Domain Reflectometry), por ser um método indireto, não destrutivo, rápido, supostamente pouco dependente dos fatores locais e bastante preciso. No entanto, existem indícios da influência de fatores externos sobre a sua operação, o que torna necessária a calibração local. Particularmente para solos tropicais, pouco se sabe a respeito da sua utilização. Este trabalho teve como objetivo avaliar um equipamento TDR para uso em um Nitossolo Vermelho Distroférrico, da região Noroeste do Estado do Paraná, avaliando a influência da instalação das sondas e de características de cada sonda, sobre as curvas de calibração. As diferenças entre sondas não influenciaram na calibração para este solo. Por outro lado, o contato solo - sonda, que varia conforme a instalação, pode influenciar na medida de umidade realizada com o uso desta técnicaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.