Determinação das melhores épocas de semeadura do arroz de sequeiro, <em>Oryza sativa</em>, no Estado do Paraná
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi identificar regiões no Estado do Paraná com características homogêneas quanto aos riscos de défice hídrico na cultura do arroz de sequeiro, Oryza sativa (Poaceae), e, com base nesse critério, determinar os períodos mais indicados para semeadura. O estudo baseou-se em dados históricos de experimentos, nos quais se avaliaram épocas de semeadura de arroz em diferentes locais e em séries de dados meteorológicos, para se calcular os riscos de défice hídrico durante as fases de estabelecimento da lavoura e floração. Para o Norte, Noroeste e Oeste do Estado, verificou-se elevado risco de défice hídrico, com freqüência acima de 50% na floração. No Sul do Estado, os riscos na floração caem para 25 a 50%, destacando-se períodos em que são menores, nos meses de outubro e novembro, os quais são os mais indicados para semeaduraDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.